segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Estréia de Pato

As Mudanças que o Patômico traz.

Sinceramente, eu não assisti ao Jogo, mas vou tentar emitir minha opinião me baseando nos vídeos dos gols do Milan, e no que defino como "o que eu já imaginava que o Pato poderia fazer".
A estréia oficial de Alexandre Pato no Milan, pode mudar uma tradição muito presente na cabeça do Técnico Carlo Ancelotti. O pensamento de jogar apenas com um atacante isolado na frente, priorizando ao máximo a marcação e o estilo retranqueiro. E na verdade, eu acho que essa foi uma tentativa "forçada" pelos últimos resultados obtidos pelo esquema de Ancelotti, no jejum de sete jogos sem vitórias em casa. O problema (na minha opinião) era a falta de opções efetivas para dar à equipe uma boa movimentação no ataque. Dentre os principais atacantes do Milan (Inzaghi, Gilardino e Ronaldo), nunca foi formada uma dupla que desse certo, ou continuasse sendo usada com mais frequência.
Inzaghi não é o mais técnico dos atacantes, mas é o "queridinho" tanto da torcida, quanto do técnico, e sempre que entra em campeonatos importantes e decisões, deixa a sua marca. (não é à toa que é chamado de "O atacante das Decisões". Inzaghi também é o maior artilheiro de competições européias, ao lado do ex-jogador Gerd Müller, ambos com 62 gols) Ele é o atacante certo, para fazer o papel de único homem no ataque do Milan quando Ancelotti opta por usar seu esquema retranqueiro, pois dificilmente perde gols na grande e pequena áreas.
Gilardino é bom jogador, rápido e que mete também seus golzinhos de vez em quando. Mas tem as mesmas caracterísicas de Pato, um jogador leve, liso e de boa movimentação. Por isso, acho que dificilmente possa ser escalado como titular na continuação da temporada. (com a chegada de Pato, Ancelotti deve, sempre quando jogar com dois homens de frente, utilizar Alexandre e mais um "matador" ao seu lado, que pode ser tanto Ronaldo como Inzaghi)
Ronaldo está sim acima do peso, mas mesmo assim continua sendo uma estrela "utilizável", e que a qualquer momento pode desequilibrar um jogo. Basta o próprio querer, pois Ronaldo em boa forma física supera com facilidade qualquer um de seus concorrentes/companheiros de ataque, e pra mim formaria dupla ideal com Pato, e um trio mágico com Kaká chegando de trás como um meia-atacante.

Nenhum comentário: